Imagens insólitas: pensando a fotomontagem e suas implicações no contexto da arte pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n2.57713Palavras-chave:
Arte Pós-moderna, Imagem dialética, Imagem crítica, Fotomontagem, Videoensaio.Resumo
O artigo propõe pensar a concepção da imagem através da fotomontagem, no âmbito da arte pós-moderna. Para isso, parte-se da contextualização da fotomontagem até suas implicações na arte pós-moderna. Por esse caminho, utiliza-se o conceito de imagem dialética para refletir as relações da imagem com o contexto em que aparecem. Nessa perspectiva, recorre-se ao pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin sobre a imagem dialética em constante tensão com abordagens a respeito da imagem e do vídeo. Assim, busca-se outros teóricos como os franceses Georges Didi-Huberman com a questão da imagem crítica e Philippe Dubois com sua visão sobre o vídeo. Aqui a fotomontagem aparece na elaboração de videoensaios, tendo como significado uma montagem de vídeos norteados por um conceito. E por fim, apresenta-se como uma pesquisa de doutoramento se relaciona com as questões abertas pelo conceito de imagem dialética benjaminiana, considerando a definição de fotomontagem no campo das artes visuais.