Marketing sensorial utilizado pelas marcas Natura e O Boticário no omnichannel

Autores

  • Luciane Pereira Viana
  • Eliane Rita de Lima

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60814

Palavras-chave:

Marketing Sensorial, Experiência de Consumo, Natura, O Boticário.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo comparar as táticas de marketing sensorial utilizadas pelas marcas Natura e O Boticário no omnichannel. Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva, técnicas de pesquisa netnográfica e etnográfica. Realizou-se a observação etnográfica nas lojas físicas e vendas diretas e observação netnográfica no e-commerce das duas marcas, entre maio a setembro de 2019. Como resultados observa-se que as duas marcas têm fortes ações de marketing sensorial nos seus canais de vendas. É importante destacar que O Boticário explora com maior amplitude o marketing sensorial em suas lojas físicas, já a Natura destaca-se no canal de vendas diretas. Ambas oferecem uma experiência de compra cada vez mais marcante aos consumidores, fazendo com que o marketing sensorial seja um importante aliado nas vendas.

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Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Artigos