Jogos digitais e aprendizagem da língua inglesa em contexto não escolar: um estudo com crianças do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n2.62262Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Inglês. Aprendizagem. Língua Estrangeira.Resumo
As possibilidades de comunicação, interação e acesso as informações ampliam o contato com outras línguas, especialmente a língua inglesa. Nesse contexto, este trabalho tem objetivo de compreender a relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e os jogos digitais durante a infância em contextos não escolares. A pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa foi realizada com 59 crianças, observando três procedimentos: aplicação de um questionário com as famílias, avaliação das crianças em relação à língua inglesa com o teste de proficiência de Cambridge Young Learners (YLE) e realização de entrevistas individuais com as crianças. Os resultados indicaram que o tempo de acesso a jogos digitais no geral não tem influência sobre as habilidades na língua inglesa avaliadas na proficiência, entretanto a frequência de interação com jogos em língua inglesa revelou associação positiva.