Jogos digitais e aprendizagem da língua inglesa em contexto não escolar: um estudo com crianças do ensino fundamental

Autores

  • Daniela Karine Ramos
  • Mariana Carreira Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n2.62262

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Inglês. Aprendizagem. Língua Estrangeira.

Resumo

As possibilidades de comunicação, interação e acesso as informações ampliam o contato com outras línguas, especialmente a língua inglesa. Nesse contexto, este trabalho tem objetivo de compreender a relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e os jogos digitais durante a infância em contextos não escolares. A pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa foi realizada com 59 crianças, observando três procedimentos: aplicação de um questionário com as famílias, avaliação das crianças em relação à língua inglesa com o teste de proficiência de Cambridge Young Learners (YLE) e realização de entrevistas individuais com as crianças. Os resultados indicaram que o tempo de acesso a jogos digitais no geral não tem influência sobre as habilidades na língua inglesa avaliadas na proficiência, entretanto a frequência de interação com jogos em língua inglesa revelou associação positiva.

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Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS