Revisão sistemática da utilização de jogos digitais como instrumento de coleta de dados em pesquisas com crianças

Autores

  • Filipe Cargnin
  • Gilson Braviano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62497

Palavras-chave:

Design de Jogos. Gamificação. Pesquisa Baseada em Jogos. Crianças. Coleta de Dados.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das pesquisas com crianças que utilizam os jogos digitais ou seus recursos para a coleta de dados. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio da análise de artigos que relatam os resultados de pesquisas primárias e que foram publicados em periódicos indexados nas bases Scopus e Web of Science. 36 estudos foram obtidos e classificados de acordo com o ano de publicação; a área do conhecimento; a(s) faixa(s) etária(s) dos participantes; o tipo de dados coletados (quantitativos e/ou qualitativos); o aspecto temporal da pesquisa (transversal e/ou longitudinal); os recursos dos jogos utilizados; e as vantagens e desvantagens do uso de jogos digitais e de seus recursos como instrumento de coleta de dados identificadas pelos autores.

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Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS