Práticas interacionais no consumo ficcional televisual nas redes sociais: estudo de caso dos comentários e das interações nas postagens do perfil do Globoplay no Facebook

Autores

  • Carlos Henrique Sabino Caldas
  • Luiz Antônio Feliciano
  • Beatriz dos Santos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63817

Palavras-chave:

Comunicação. Gradientes de Interação. Rituais de consumo. Globoplay.

Resumo

Os processos de comunicação têm passado por uma era de mudanças significativas onde as possibilidades discursivas instauram um desenvolvimento de novos formatos e gêneros, alicerçados nos atuais dispositivos e recursos de interação. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar as práticas interacionais do consumo televisivo ficcional do catálogo das séries brasileiras da Rede Globo, com ênfase na análise dos comentários e das interações nas postagens do perfil oficial Globoplay na rede social Facebook. Os resultados da análise demonstram que o perfil Globoplay interage com os perfis dos usuários nas interações características positivas e eufóricas, sendo que o perfil de comentários identificados foi nas categorias de 1- comentários sobre a postagem; 2- comentários na categoria fã. Observou-se que os interatores criaram vínculos de sentidos de uma experiência de hábito de interagir com o perfil Globoplay, modalizando-o a um uso especializado e engajado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Edição

Seção

Artigos