Estudo sobre o panorama do ensino da gestão de design nos cursos de design de moda (graduação e pós-graduação) no Brasil

Autores

  • Bruna Leôncio Prada dos Santos
  • Marina de Lara Bertollo
  • Ricardo Triska
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64104

Palavras-chave:

Gestão de Design. Design. Design de Moda. Educação Superior.

Resumo

O artigo tem por objetivo conduzir uma revisão literária que busca caracterizar a dimensão da importância da Gestão de Design no contexto acadêmico, e a maneira como está presente na formação profissional do designer de moda. Para tanto, foi realizada uma investigação acerca do panorama atual do ensino da Gestão de Design e de outras disciplinas relacionadas à Gestão nos cursos de graduação em Design de Moda e pós-graduação em Design ou Design de Moda no Brasil. Foi feito um levantamento de tais cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, através do portal e-MEC e da plataforma Google, além da Plataforma Sucupira. Em seguida, foi possível conduzir uma discussão acerca da problemática da ausência da disciplina de Gestão de Design e/ou disciplinas relacionadas à Gestão em um número significativo de cursos, e foi sugerida a contemplação da Gestão de Design nos cursos de graduação em Design de Moda e pós-graduação em Design ou Design de Moda desde suas fases iniciais.

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Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos