A comunicação do gesto criativo em videodança: vestígios autorais em Analivia Cordeiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64769Palavras-chave:
Comunicação. Processos de criação. Videodança. Analivia Cordeiro.Resumo
O artigo investiga os modos de comunicar sentidos a partir do corpo feminino propositor nas artes do vídeo, sob o viés metodológico analítico e reflexivo da abordagem da Crítica de Processo. No percurso analítico são elencados determinados elementos estruturantes vislumbrados no exame de quatro obras da videoartista brasileira Analivia Cordeiro – Striptease, Flesh I, Flesh II e Flesh III –, selecionadas como objetos empíricos da investigação. Reconhecidamente, há no campo das artes do vídeo uma forte presença de mulheres artistas desde o surgimento das primeiras câmeras portáteis. Parte-se, aqui, das artes do vídeo, dos processos de hibridação de linguagens e do conceito de Inacabamento postulado por Cecília de Almeida Salles.