A comunicação do gesto criativo em videodança: vestígios autorais em Analivia Cordeiro

Autores

  • Cristiane Wosniak
  • Daniele Sena Durães

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64769

Palavras-chave:

Comunicação. Processos de criação. Videodança. Analivia Cordeiro.

Resumo

O artigo investiga os modos de comunicar sentidos a partir do corpo feminino propositor nas artes do vídeo, sob o viés metodológico analítico e reflexivo da abordagem da Crítica de Processo. No percurso analítico são elencados determinados elementos estruturantes vislumbrados no exame de quatro obras da videoartista brasileira Analivia Cordeiro – Striptease, Flesh I, Flesh II e Flesh III –, selecionadas como objetos empíricos da investigação. Reconhecidamente, há no campo das artes do vídeo uma forte presença de mulheres artistas desde o surgimento das primeiras câmeras portáteis. Parte-se, aqui, das artes do vídeo, dos processos de hibridação de linguagens e do conceito de Inacabamento postulado por Cecília de Almeida Salles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos