Jornalismo de e-sports e estratégias de transmidiação: uma análise da cobertura do Free Fire World Series 2019
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64782Palavras-chave:
Jornalismo de e-sports. Jornalismo transmídia. Esportes eletrônicos. Estratégias de transmidiação. Free Fire World Series 2019.Resumo
Os esportes eletrônicos cresceram exponencialmente ao longo da última década. A audiência e o dinheiro envolvidos nos campeonatos de videogame aumentaram de 2009 a 2019 sem parar, fazendo os e-sports terem cada vez mais espaço na mídia e estimulando a demanda por conteúdo especializado no assunto. Para atender essa demanda e manter uma grande comunidade de torcedores informada, os veículos jornalísticos que cobrem as competições usam diversas ferramentas digitais - como redes sociais e plataformas de streaming - para enriquecer a experiência dos campeonatos. Por isso, levando o conceito de jornalismo transmídia (ARAÚJO, 2014; MOLONEY, 2011; RENÓ, FLORES, 2018) para o contexto do jornalismo de e-sports (AMÉRICO, 2014; CAMPOS, FRANGE, 2019; TORREALBA, KURTZ, 2018; WILBERT, 2018), este artigo verificou a aplicação de estratégias de transmidiação (FECHINE et al, 2013) em publicações do veículo Mais Esports sobre o torneio Free Fire World Series 2019.