Big Brother Brasil: estalecas e experiência gamificada da realidade

Autores

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n5.66407

Palavras-chave:

Experiência. Gamificação. Big Brother Brasil. Newsgame. Representação da Realidade.

Resumo

O presente artigo propõe o estudo sobre a gamificação da realidade a partir a moeda fictícia do Big Brother Brasil como objeto de análise. Por meio da discussão teórica envolvendo a representação da realidade dentro do programa Big Brother Brasil e as estratégicas de gamificação empregadas no reality show, o debate principal do trabalho está na utilização das estalecas como sistema financeiro do BBB enquanto elemento que contribui para o espelhamento da realidade no cotidiano dos participantes do jogo. Como explica Andacht (2005), o BBB inovou, oferecendo de forma inédita na televisão, uma forma de entretenimento audiovisual turístico, que promove uma interatividade que vai além programa, pautando as conversas cotidianas do dia seguinte e o engajamento online nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS