Enfrentando batalhas reais e virtuais: a violência dentro dos jogos multiplayer contra pessoas da comunidade LGBTQIAPN+

Autores

  • André Duarte da Silva
  • Maria Cristina Rocha Barreto
  • Paula Apolinário Zagui

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n9.68014

Palavras-chave:

Jogos Multiplayer. Violência de Gênero e Sexualidade. LGBTQIAPN .

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da violência sofrida pela comunidade LGBTQIAP+ no mundo dos jogos multiplayer. Procurou-se discutir algumas situações vividas pela streaming e drag queen Samira Close dentro do jogo Deceit. Em uma observação preliminar, constatou-se o fato de que a presença do público LGBTQIAPN+ dentro dos jogos online gera uma violência gratuita por parte de outros jogadores, principalmente em jogos com possibilidade de interação verbal. Buscando analisar e discutir o motivo pelo qual essa violência é gerada, foi realizado um estudo de caso com foco em investigar o recorte de dois vídeos retirados do canal do YouTube da Samira Close. Diante do objeto analisado foi possível compreender, com o caso de Samira, que os ataques dentro dos jogos são um reflexo do contexto social e que a homo/transfobia possui relação com o machismo, na maioria das vezes cometido por jogadores héteros masculinos.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS