Belchior no divã psicanalítico: uma escuta atenta da poesia musicada de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n11.68614Palavras-chave:
Filosofia. Psicanálise. Música Popular Brasileira. Belchior.Resumo
Até o século XIX, havia a compreensão de que a consciência racional representava a totalidade do aparelho psíquico. Entretanto, com o surgimento da psicanálise, descobriu-se que o sujeito é clivado entre duas dimensões: a dos desejos e a dos regramentos morais, sendo que o resultado desse embate faz surgir as dores e os sofrimentos que são sublimados de diversas formas, inclusive, através da escrita de canções musicais. Este artigo objetivou escutar, atentamente, a poética musicada de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, Antonio Carlos Gomes Belchior, que migrou de Sobral, no interior do Ceará, para São Paulo, a fim de mostrar a sua poética autobiográfica, contemporânea e nordestina. Através da escuta atenta das dez canções do álbum alucinação, foram identificados os sentimentos do poeta que se destacou por tartar dos dramas humanos. Os resultados mostraram os desejos de Belchior em superar a repressão da ditadura militar que recalcou os sonhos de liberdade de sua geração.