Ethos em contextos multilíngues e fronteiriços: a construção da imagem de si em entrevistas realizadas em Capanema/Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n6.70470Palavras-chave:
Crenças e atitudes linguísticas. Ethos. Retórica.Resumo
Este artigo investiga como falantes brasileiros avaliam outros dialetos na fronteira Brasil e Argentina, focando na análise do ethos em contextos multilíngues, em Capanema-PR, uma área de intensa diversidade linguística devido à proximidade com a Argentina e influência de comunidades europeias. Considera-se estudos de Meyer (2007), Aguilera (2009, 2019), Pastorelli (2011), entre outros autores. Para as analises utilizou-se entrevistas do Projeto CAL, coordenado por Aguilera (2009), para investigar como atitudes linguísticas influenciam a percepção do ethos, essencial para uma retórica eficaz. Os resultados revelam que a fluência linguística e a capacidade de adaptação cultural são fundamentais para estabelecer um ethos confiável. O estudo enriquece o entendimento teórico do ethos e oferece orientações práticas para comunicação eficaz em ambientes multilíngues e multiculturais, ressaltando a relevância da retórica nesses contextos.