O som da catástrofe: The Happening (2008), de M. Night Shyamalan
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v12n1.72380Palavras-chave:
Composição Sonora. Cinema Catástrofe. Narrativa Sonora. The Happening.Resumo
Nesse artigo analisamos a composição sonora do filme catástrofe The Happening (2008), do diretor M. Night Shyamalan. A partir da inserção no filme de música/tema instrumental é que o entendemos na qualidade de uma sinfonia do desastre. Na etimologia da palavra “sinfonia” temos que, na língua grega, significava “todos os sons juntos”. Na concepção contemporânea, as sinfonias são associadas às obras orquestrais e representam um sistema musical com origens românticas. De modo simplificado, entendemos as sinfonias como narrativas sonoras com potencial dramático e de excepcional narratividade. Assim, da percepção da sinfonia como narrativa que apreendemos nossas primeiras inquietações sobre o filme. Nossa análise procura compreender o uso dos sons no cinema catástrofe em seu potencial narrativo que converge com o espetáculo de destruição experimentado no gênero.