O letramento digital como ferramenta educativa para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

  • Risonete Gomes Amorim
  • Weima Paula Nogueira Lima da Cruz
  • Bruna Lalinny Magalhães da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n09.75529

Palavras-chave:

Letramento digital. Ensino. Língua Portuguesa.

Resumo

 O estudo do letramento digital no ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo preparar os alunos para interagir criticamente em um mundo digital. Rojo (2019) destaca que o letramento digital vai além do uso técnico, integrando linguagens multimodais, como texto, imagem e som. O intuito é desenvolver habilidades multimodais que ampliem a leitura e a escrita, além de promover uma educação inclusiva e reduzir a exclusão digital. A metodologia deste trabalho está ancorada na abordagem bibliográfica que permitirá um melhor entendimento do tema, contribuindo para a construção de um quadro teórico sólido sobre o letramento digital no ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, a discussão encontra-se fundamentada teoricamente com as contribuições de Kleiman (2007), Rojo (20122 2019), Soares (2002), Ribeiro (2009), entre outros.

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Publicado

2025-09-21

Edição

Seção

Artigos