O estágio curricular como espaço de troca de saberes e de enriquecimento formativo: o desafio da criação de manuais discentes em curto prazo

Autores

  • Amanda da Silva Aquino
  • Ligia Beatriz Carvalho de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n09.75622

Palavras-chave:

Estágio Curricular. Comunicação Social. Educomunicação. Design. Manual SIGAA.

Resumo

Relata-se experiência vivenciada durante estágio curricular com o processo de criação do Manual SIGAA Para Discentes de Graduação e o Manual SIGAA Módulo Estágio Para Discentes de Graduação 2024. Eles foram os meios de comunicação utilizados pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) para agilmente orientar os estudantes de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a efetuar o primeiro acesso e solicitar suas matrículas no novo sistema implantado na instituição. Permitiu também que entendessem os procedimentos disponíveis no módulo estágio. Nesse contexto, o processo criativo resultou em materiais funcionais e de cunho orientador. Destaca-se, no artigo, a contribuição do design e da educomunicação no processo produtivo, na criação do layout e na diagramação dos manuais, voltados ao alcance dos objetivos de comunicação institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-21

Edição

Seção

Artigos