A incorporação de estratégias metacognitivas em jogos digitais por estudantes do ensino superior

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
  • Larissa Vasconcelos dos Santos
  • Samilly Kawanne dos Santos Correia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n09.76062

Palavras-chave:

Metacognição. Jogos digitais. Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que buscou mapear os estudos realizados no contexto do desenvolvimento metacognitivo a partir da utilização dos jogos digitais no ensino superior e buscou responder o seguinte problema: como as habilidades e estratégias metacognitivas desenvolvidas pelos estudantes que fazem uso de jogos digitais são mobilizadas para sua própria aprendizagem? Esta RSL buscou trabalhos realizados entre os anos de 2021 a 2024 e traz comparações com os resultados obtidos em pesquisa anterior, realizada por Pimentel e Sales Junior (2021). Os resultados revelam a diminuição de produção referente ao tema, em relação à pesquisa dos autores e a escassez de trabalhos que tratam diretamente da perspectiva dos estudantes ao utilizarem jogos digitais no contexto da aprendizagem.

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Publicado

2025-09-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS