QUALIDADE DO EMPREGO ASSALARIADO NA CULTURA DO CAFÉ DE MINAS GERAIS: ESTUDO COMPARATIVO 2000/2010 ENTRE OS TERRITÓRIOS DO CAFÉ DO CERRADO E CAFÉ DA MANTIQUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2021v20n1.48491Abstract
Este artigo investiga a evolução e a qualidade do emprego rural dos assalariados considerados qualificados e não qualificados, residentes nos meios urbano e rural no estado de Minas Gerais e em dois territórios, Café do Cerrado e Café da Mantiqueira, cuja atividade cafeeira é relevante na produção nacional e estadual e constitui a principal atividade agrícola na geração de emprego. Para tanto, foram utilizados dados do Censo Demográfico de 2000 e de 2010 para análises em geral e construção do Índice de Qualidade do Emprego (IQE), que tomou como referência a metodologia desenvolvida por Kageyama e Rehder (1993) e Balsadi (2000). Os resultados demostraram queda expressiva no volume total do emprego assalariado rural, mesmo com maior demanda para o emprego qualificado; e pouco avanço ou mesmo retrocesso nos indicadores de qualidade do emprego, registrando sua queda de qualidade a partir dos rendimentos, mas com aumento nos níveis educacionais.Downloads
References
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023, de 21.11.2018. Informação e documentação, trabalhos acadêmicos, apresentação. Válida a partir de 17.04.2011. Rio de Janeiro, 2018.
BALSADI, O. V. Características do Emprego Rural no Estado de São Paulo nos anos 90. (dissertação de mestrado) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Economia, Campinas, 2000.
BALSADI, O. V. Mudanças Rurais e o Emprego no Estado de São Paulo nos anos 90. Ed. Annablume. São Paulo, 2002.
BALSADI, O. V.. Qualidade do emprego e condições de vida das famílias dos empregados na agricultura brasileira no período 1992-2004. Texto para Discussão (Brasília), v. 25, p. 1-104, 2007.
BASTOS, S.; GOMES, J. Mudança na Composição da Produção Agrícola Mineira: análise das culturas dinâmicas (1994-2008). Encontro Nacional de Economia Política, 16. Anais... Uberlândia, 2011.
FERREIRA JÚNIOR, S.; BAPTISTA, A. J. M. S.; LIMA, J.E. A modernização agropecuária nas microrregiões do Estado de Minas Gerais. Brasília: SOBER. Revista de Economia e Sociologia Rural, v.42, n.1, 2004.
FIGUEIREDO, N. M. S. Modernização, Distribuição de renda e pobreza na agricultura brasileira: 1875, 1980, 1985. São Paulo: ESALQ/USP, 1996 (Tese de doutoramento).
FONSECA JÚNIOR, S. B. Uma Avaliação Das Condições De Trabalho Dos Empregados Na Cafeicultura Mineira E No Cultivo Da Cana-De-Açúcar Em São Paulo, Nos Anos 2004, 2006 E 2008. Dissertação de Mestrado. IE/UFU, Uberlândia, 2013.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Perfil de Minas Gerais. Belo Horizonte. FJP, 2000.
GRAZIANO DA SILVA, J. Progresso técnico e Relações de Trabalho na agricultura paulista. Tese de Doutoramento. Unicamp, São Paulo, 1980.
GANDOLFI, M. R. C. Qualidade do Emprego e Condições de Vida dos Empregados assalariados rurais agrícolas e não agrícolas das mesorregiões mais e menos modernizadas do Estado de Minas Gerais: um estudo entre os anos 2000 a 2010. Tese de Doutoramento. IE/UFU, Uberlândia, 2016.
GANDOLFI, M. R. C.; DE JESUS, M. GANDOLFI, P. E. Qualidade Do Emprego Nas Culturas Rurais Agrícolas Do Café, Cana-De-Açúcar E Milho: Um Estudo Comparativo 2000/2010 Entre Mesorregiões Consideradas Mais E Menos Modernizadas Do Estado De Minas Gerais, Santa Maria/RS, 55º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, anais .. Santa Maria/RS, 2017.
GANDOLFI, M. R. C.; DE JESUS, M. GANDOLFI, P. E. Qualidade do emprego e condições de vida das famílias dos empregados agrícolas e não agrícolas das mesorregiões triângulo mineiro e alto paranaíba e noroeste de Minas. In: 56º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, anais ..., Campinas. 2018a.
GANDOLFI, M. R. C.; DE JESUS, M. GANDOLFI, P. E. Qualidade do emprego e condições de vida das famílias dos empregados agrícolas e não agrícolas da mesorregião do norte de Minas. In: 56º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, anais..., Campinas, 2018b,
GRAZIANO DA SILVA, J. A Modernização Dolorosa: Estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2000. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 2015
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 2015.
KAGEYAMA A. Desenvolvimento Rural. Conceitos e Aplicação ao Caso Brasileiro. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2008.
KAGEYAMA, A.; LEONE, E. T. Trajetórias da modernização e emprego agrícola: Brasil, 1985-1996. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 40, n.1, p. 9-28, 2002.
KAGEYAMA, A.; HOFFMAN, R. Modernização da Agricultura e Distribuição de Renda no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p.171-208. 1985.
KAGEYAMA A. REHDER, P. O. Bem-estar rural no Brasil na década de oitenta. Revista de Economia e Sociologia Rural. Brasília, v.01, n.1, jan-mar., p.23-44,1993.
KAGEYAMA, A.; SILVEIRA, J. M. J. Agricultura e questão regional. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília/DF, v. 05, n.2, p. 9-03, 1997.
MAIA, A. G.; SAKAMOTO. A Nova Configuração do mercado de trabalho agrícola Brasileiro. In BUAINAIN, A. M; ALVES, E; SILVEIRA, J. M. D; NAVARRO, Z. O Mundo Rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília-DF: Embrapa, 2014.
MARTINS, A. L. História do Café. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
ORTEGA, A. C.; JESUS, C. M. A modernização da atividade cafeeira e seus impactos na estrutura produtiva e sobre o pessoal ocupado no Território do Café do Cerrado. In: XLVIII Congresso da Sober, 2010, Campo Grande. Tecnologias, desenvolvimento e integração. Brasília: Sober, anais..., 2010, v. 1, p. 1-20.
PEROSA, B. B.; JESUS, C. M.; ORTEGA, A. C. Associativismo e Certificação na Cafeicultura Mineira: um estudo do Café do Cerrado e do Café da Mantiqueira de Minas. ECONOMIA ENSAIOS, v. 1, p. 29-64, 2017.
____________. Constraints and Opportunities for Upgrading in the Coffee Agricultural Value Chain in Brazil. Relatório de pesquisa para International Center For Development and Decent Work, 2018 (mineo).
RIBEIRO, A.E. M.; AYRES, E. C. B.; ASSIS, T. R. O trabalho rural nas muitas Minas. Economia Ensaios, Uberlândia, v. 16, n.1, p. 119-140, 2003.
TEIXEIRA F. A. O processo de expansão da Cana de Açúcar e seus impactos sobre a qualificação do trabalhador: Análise comparativa para os Estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. (Tese de Doutoramento). Programa de Pós Graduação em Economia. Universidade Federal de Uberlândia. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.