OVEREDUCATION E VIÉS DE GÊNERO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
DOI:
https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.55940Abstract
The article aims to outline the profile of effective administrative technicians at UFSJ, with attention to the differences between men and women, with an emphasis on over-education and job satisfaction. The methodology used is Case Study and Content Analysis, based on the application of questionnaires combined with the Documentary Analysis of the Career Plan for Technical-Administrative Positions in Education at UFSJ and Descriptive Statistics. The results show that 93.3% of respondents are over-educated (62% are women). Among the techniques, 58% are over-educated and, among men, the relative weight is lower (36%), confirming the discussion in the literature that women are more prone to the status of over-educated. In addition, 80% of these women dissatisfied with the activities performed, in comparison with the salary income, are in the condition of being over-educated, confirming the inverse relationship foreseen in the literature between the status of over-educated and the level of job satisfaction in UFSJ
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista da ABET
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.