EMPREGO E CONDIÇÕES LABORAIS EM EMPRESAS DE TELEATENDIMENTO NO BRASIL, 2003-2008
Resumen
Este artigo traz resultados de uma pesquisa sobre emprego e condições laborais em empresas de teleatendimento, no Brasil. Essas empresas são organizações empresariais de prestação de serviços de telemarketing. Os operadores de telemarketing são trabalhadores com escolarização elevada (demandam escolaridade média), frente aos níveis do mercado de trabalho, no Brasil, mas, paradoxalmente, as condições de trabalho são caracterizadas por alta rotatividade e baixa remuneração. A primeira sessão do artigo examina as controvérsias da literatura sobre empresas de teleatendimento e as características da atividade de telemarketing, com o objetivo de mapear a atual situação do debate teórico. Na segunda sessão foram analisadas as condições de trabalho e de emprego através de dimensões como remuneração, tipo de contrato, escolarização dos empregados, entre outras. A estrutura organizacional das empresas de teleatendimento parece que não propicia a geração de empregos de boa qualidade. As características do setor e a emergência desse novo tipo de trabalhador auxiliam a compreender o trabalho no setor de serviços. A análise do emprego baseia-se nos dados disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil (MTE).Descargas
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