RETORNOS SALARIAIS DA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE: EVIDÊNCIAS RECENTES
DOI:
https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2021v20n2.51647Resumen
O presente estudo tem como objetivo estimar os retornos salariais da educação no estado do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos usados consistiram em dois modelos recorrentemente aplicados na literatura: regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e o modelo de correção de viés de seleção amostra (Heckman). A base de dados usada no presente trabalho foi retirada da Pesquisa Nacional por Amostragem de domicílio (PNAD) do ano de 2015 de onde se obteve as variáveis usadas nos modelos econométricos. Os resultados encontrados mostraram inicialmente que o grau de instrução da população potiguar tem melhorado nos últimos anos. Os coeficientes estimados nos dois procedimentos econométricos apontam uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre os retornos salariais, investimento em educação e a experiencia dos indivíduos da amostra utilizada. Os resultados também apontam maiores retornos salariais para indivíduos com maiores anos de estudo, sobretudo ligados ao ensino médio e superior.
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