REFORMA TRABALHISTA E DESPROTEÇÃO SOCIAL: UM DEVIR NEGRO DO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2020v19n1.52350Resumen
Este artículo analiza la relación entre la reforma laboral y el proceso de generalización de la desprotección social. Intentamos demostrar que con el desarrollo del capitalismo y la industrialización, se estableció un vínculo entre el trabajo y la protección social. Sin embargo, a partir de 1970, frente a la crisis estructural en el capital, este escenario cambia y el conflicto entre capital y trabajo se volve desregulado. El horizonte normativo que había sido construido por la lucha de la clase trabajadora se está desvaneciendo y los trabajadores históricamente insertados de manera informal y precaria, como los negros, no ven en su horizonte la posibilidad de reducir las desigualdades raciales. O que estamos presenciando es un cambio estructural, que causa un devenir negro en el mundo, lo que indica una tendencia a que la condición de la población negra se extienda a una gran parte de los trabajadores.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.