A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL E A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2021v20n2.53846

Resumen

O espalhamento do novo coronavírus encetou uma crise multidimensional, de larga extensão, impactando diretamente a classe trabalhadora no mundo e no Brasil. Este artigo tem como objetivo examinar a situação socioeconômica da classe trabalhadora brasileira em meio à pandemia, partindo de sua condição de precarização estrutural, decorrente da forma (subalterna e dependente) do desenvolvimento capitalista brasileiro, hoje impactado pela crise estrutural do capital. Para tanto, buscamos capturar algumas formas de ser da classe evidenciando impactos provocados pela pandemia. Destacamos que, como efeito imediato da atual crise, os postos de trabalho, formais e informais, diminuíram, mas não foram acompanhados por um acréscimo significativo do desemprego, mas sim, do desalento. Além disso, buscamos evidenciar o quanto medidas adotadas pelo governo contribuíram para aumentar a situação de vulnerabilidade do trabalho. Concluímos que a pandemia opera uma espécie de escancaramento da situação de precariedade estrutural das condições laborais no Brasil, tanto formais quanto informais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Paula Maria Rattis Teixeira, Universidade de São Paulo

Paula Maria Rattis Teixeira é doutoranda em Engenharia de Produção pela EESC/USP, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND), do CNPq. Bolsista CAPES. 

Publicado

2022-01-28

Cómo citar

Rattis Teixeira, P. M., & Daia Firmiano, F. (2022). A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL E A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Da ABET, 20(2). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2021v20n2.53846

Número

Sección

Artigos Livres