O O TRABALHO, OS SABERES E O SUJEITO

UM ESTUDO SOBRE A PERPETUAÇÃO DO ARTESANATO EM PEDRA SABÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n1.60512

Resumen

O artigo apresenta um estudo sobre a atividade artesanal em Pedra Sabão. A escolha se deve ao fato dos produtos a ela relacionados possuírem expressividade social e econômica, além de ser uma manifestação cultural secular na região de Ouro Preto (MG). Nas oficinas artesanais, observa-se que a penosidade, a insalubridade e a precarização das condições de trabalho estão presentes, além dos problemas econômicos relacionados com o alto custo da matéria prima e das dificuldades de venda dos artefatos produzidos. Assim, buscamos entender, mediante as dificuldades vivenciadas pelos artesãos, o movimento de saída e retorno para os trabalhos com a Pedra e, portanto, compreender a escolha em perpetuar o trabalho nas atividades artesanais. Dessa forma, através da teoria fundamentada nos dados, identificou-se o processo de aprendizagem como fator central para a consolidação dessas relações e para o sentimento de pertencimento à localidade, ao ofício e à própria relação com a Pedra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raoni Rocha Simões, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorado em Ergonomia e Organização do Trabalho pela Universidade de Bordeaux - Menção Très Honorable - ênfase em gestão sistêmica da segurança em empresas de alto risco, com validação do diploma pela Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Mestrado em Ciências do Trabalho e da Sociedade, ênfase em Ergonomia, pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris), especialização em Ergonomia pela UFMG, graduação em Fisioterapia pela PUC-Minas e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Norte do Paraná (em andamento). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - campus Itabira - da graduação em Engenharia de Saúde e Segurança. Membro da atual Diretoria da Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO (2018-2020). Experiência com pesquisas na área de ergonomia, saúde do trabalhador, gestão da segurança e da qualidade em sistemas complexos, confiabilidade humana no trabalho, análise organizacional de acidentes e engenharia de resiliência. Nesses temas, tem participação em projetos de pesquisa nacionais e internacionais junto a empresas, principalmente, do setor de extração de petróleo, distribuição de energia elétrica e frigoríficos.

Publicado

2023-08-15

Cómo citar

Torres, T., & Rocha Simões, R. (2023). O O TRABALHO, OS SABERES E O SUJEITO: UM ESTUDO SOBRE A PERPETUAÇÃO DO ARTESANATO EM PEDRA SABÃO. Revista Da ABET, 22(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2023v22n1.60512

Número

Sección

Artigos