FORMAÇÃO EDUCACIONAL, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E SALÁRIOS: (in)compatibilidade no mercado de trabalho brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.63005

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as desigualdades salariais entre trabalhadores com ensino superior completo que atuam e que não atuam em suas áreas de formação no Brasil. Afirma-se a existência de alta concentração de graduados em poucas áreas de formação, sendo maior nas Ciências da Educação, predominantemente feminina e de menor remuneração. As áreas de formação com altos rendimentos são, em sua maioria, constituídas por homens e brancos. A atuação profissional em área compatível à de formação educacional leva a salários muito próximos à média salarial da área de formação. O exercício da profissão em situação de overeducation provoca reduções salariais comparadas à área de formação. A incompatibilidade entre a formação e a atuação profissional formatam consideráveis punições salariais. Os esforços públicos ou privados para associação entre a educação superior e os postos de trabalho merecem ser considerados como política de emprego e salários no Brasil

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Biografia do Autor

Soraya Pires Momi

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/Pr)

Solange de Cassia Inforzato de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Profa. associada do Curso de Economia e do Programa de Mestrado em Economia Regional da Universidade Estadual de Londrina

Magno Rogério Gomes

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Curso de Economia da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

29-05-2024

Como Citar

Pires Momi, S., Souza, S. de C. I. de, & Rogério Gomes, M. (2024). FORMAÇÃO EDUCACIONAL, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E SALÁRIOS: (in)compatibilidade no mercado de trabalho brasileiro . Revista Da ABET, 23(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.63005