MULHERES DO CAMPO NA UNIVERSIDADE:
PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS NUMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.66842Resumo
Neste artigo, analiso a percepção de mulheres de origem camponesa acerca de certos aspectos de sua trajetória educacional na licenciatura em Educação do Campo – LeCampo/UFMG. Esse programa de licenciatura, originado em contextos de lutas sociais, incorpora à rotina de atividades acadêmicas elementos emblemáticos dos movimentos sociais do campo, como por exemplo as “místicas”, palavras de ordem, bandeiras e outros. Dessa forma, coexistem perspectivas e metodologias pedagógicas, acadêmicas e de ativismo, conferindo à formação uma experiência singular, distinta das licenciaturas convencionais. A pesquisa fundamenta-se em abordagem etnográfica conduzida ao longo do processo formativo da LeCampo/UFMG, aliada à análise das narrativas de vida fornecidas por treze mulheres participantes do curso. A partir dos resultados da pesquisa, discuto as diferentes percepções das interlocutoras em torno do estar, vivenciar e se integrar a essa graduação.
PALAVRAS-CHAVE: Licenciatura em Educação do Campo. Mulheres do campo. Etnografia.
Imagem: Bandeira da Licenciatura em Educação do Campo (UFMG). Fonte: https://www.facebook.com/lecampo/photos/a.328996373848003/887829917964643/?type=1&theater
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