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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Devem ser observadas as seguintes normas:

  • Os autores devem, obrigatoriamente, atualizar seu cadastro com link para o Lattes or Orcid.
  • As resenhas devem ser de livros recentes, publicados nos últimos três anos; indicando-se a referência completa da obra: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas.
  •  As entrevistas devem ser precedidas de apresentação e resumo biográfico de até 20 linhas, sendo apresentadas em formato de perguntas e respostas, com identificação do entrevistado e do entrevistador em negrito, e as perguntas em itálico. 
  • Os artigos, ensaios, relatos etnográficos e entrevistas devem seguir as normas ortográficas atuais correspondentes a seu idioma e ter no minimo 6 mil e no máximo 11 mil palavras, incluindo referências e notas; já as resenhas devem ter até 5 mil palavras. Todos os textos devem vir acompanhados de:
  1. a) Versão em português, espanhol e inglês do título e do subtítulo;
  2. b) Um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 130 palavras e uma versão em cada uma das demais línguas da revista: espanhol (resumen),  inglês (abstract) e português (resumo);
  3. c) Quatro palavras-chave nos três idiomas da revista.
  • A identificação do(s) autor(es) deve ser suprimida do arquivo, assim como seu vínculo institucional. Em caso de citação de outras obras do(s) próprio(s) autor(es) ao longo do texto e no item Referências, substituir o nome por [autor].
  • O trabalho deve ser enviado em formato Word (.doc ou .docx), justificado, com espaçamento no corpo do texto de 1,5 e recuo na primeira linha de 1,25 (com exceção de citações diretas de mais de três linhas), margens na configuração padrão (normal): superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0. Não inserir espaçamento entre parágrafos.
  • As notas devem vir no rodapé da página em sequência com algarismos arábicos, fonte Times New Roman, corpo 10 e espaçamento simples.
  • As referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente.
  • No corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s), adequando-se aos respectivos modelos: (GEERTZ, 1957) e (GEERTZ, 1957, p. 235) e segundo Geertz (1957, p. 235). Nas citações indiretas a indicação de página é opcional.
  • As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4,0 cm e letra tamanho 10, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma.
  • Imagens que façam parte do artigo (figuras, mapas, planos e gráficos, em jpg ou tiff) devem ser enviadas no corpo do texto (sem compressão) e resolução de no mínimo 300 dpi no tamanho final pretendido para a impressão, com legenda com fonte e ano.
  • Os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente:
  1. a) itálico: para palavras estrangeiras, títulos (livros, eventos etc.) e ênfase;
  2. b) aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque.

ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO VISUAL

  • Os ensaios fotográficos e outros produtos visuais devem ser submetidos pelo sistema, assim como os demais manuscritos.
  • Os ensaios deverão ser enviados conforme as seguintes especificações, em formato word e em pdf (máximo 5MB cada):
  1. a) Apresentação do ensaio:

- Título e subtítulo em português, espanhol e inglês;

- Texto de apresentação de até 300 palavras, em português, espanhol e inglês.

  1. b) Imagens:

- Formato A4, retrato ou paisagem, com 5 (cinco) a 10 (dez) páginas, com número variável de imagens e disposição livre. É desejável que o(a) autor(a) realize composições e organize de modo criativo as imagens do ensaio, que pode incluir mais de uma foto por página;

- Incluir legendas com a fonte (autoria e ano). Para garantir a desidentificação, quando a foto for de autoria do autor, nomer como AUTOR.

 

REGRAS EM REFERÊNCIAS

A Revista Áltera segue as normas técnicas mais recentes da ABNT, que são:

- ABNT NBR 6023:2002 – Referências – Elaboração

- ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação

Abaixo apresentamos um resumo das normas.

 

ELEMENTOS NÃO TEXTUAIS:

Apesar de ser mais comum a citação de textos, as regras de citação valem da mesma forma para imagens, gráficos, tabelas e outros elementos não textuais. É importante referenciar de onde vieram tais elementos, se produzidos pelo próprio autor ou por outra fonte – nesse caso, referenciá-la adequadamente.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

LIVRO IMPRESSO

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. edição. Tradução (se possuir). Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume. (Título da Série, Coleção, Número). ISBN. 

 

LIVRO ELETRÔNICO

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo.  Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:

<http://139.82.199.12:86/images/livros/obras/ANGELICAEFIRMINO.PDF>. Acesso em: 28 jan. 2003. 

 

ARTIGO EM REVISTA IMPRESSA

VALENTE, Ivan;  ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenção? Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80,  p. 97-107, set. 2002. ISSN 0101-7330.

 

ARTIGO EM REVISTA ELETRÔNICA

ZASLAVSKY, Cláudio; GUS, Iseu. Idoso: Doença Cardíaca e Comorbidades. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 79, n. 6, p. 635-639, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abc/v79n6/13766.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2003.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO IMPRESSO

ZANAGA, Mariangela Pizoni. Conversão retrospectiva e cooperação no processamento técnico de materiais bibliográficos: experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 8., 1994, Campinas, SP. Anais... Campinas: UNICAMP/Biblioteca Central, 1994. p. 59-68.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ELETRÔNICO

SOUZA, Antonio Lopes de; OLIVEIRA, Fabiano Salomão de; OLIVEIRA, José Carlos de; SANTOS,  Marcelo Paulino de Lima. Uma Biblioteca VRML Para a Visualização de Campos Eletromagnéticos. In: ENCONTRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 5., 2000, Itaipava, RJ. Anais eletrônicos... Itaipava, 2000. Disponível em: < http://www.dee.ufrj.br /VIIEEE /VIEEE/pasta01/VIEEE.html >. Acesso em 30 jan. 2003. 

OBS: É facultado indicar os nomes de todos os autores em casos específicos (produção científica, projetos de pesquisa, relatórios,etc.) 

 

TRABALHO ACADÊMICO IMPRESSO

SEGRE, Nádia Cristina. A avaliação da estabilidade de fibras de polipropileno em  meios agressivos aos materiais a base de cimento. 1995. 64 f. Dissertação (Mestrado em Química aplicada) – Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

 

TRABALHO ACADÊMICO ELETRÔNICO

SEER, H. J. Evolução tectônica dos Grupos Araxá e Ibiá e Canastra na sinforma de Araxá, Minas Gerais. 1995. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências, Universidade de Brasília, Brasília, DF., 1995. (Tese n. 28 Publicada na Internet). Disponível em: < http://www.unb.br/ig/posg/dout /tese28/Capa.htm>. Acesso em: 29 jan. 2003.

 

MODELOS DE REFERÊNCIAS - LIVROS

1 AUTOR

CHANDLER, Raymond. Adeus minha adorada. Tradução de Marina Leão Teixeira Viriato de Medeiros. São Paulo: Abril Cultural, 1984. 264 p. (Série Mistério e Suspense). Tradução de: Farewell, my lovely.

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo. Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:  <http: //139.82.199.12:86/images/livros/obras/ANGELICAEFIRMINO.PDF> Acesso em: 28 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília, DF, 2002. 80 p. Disponível em: <http: //www.prp.unicamp.br/livro_branco_cti.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2003.

2 AUTORES

PIMENTEL, A. de A.; PIMENTEL, C. R. de A. Esquindô-lê-lê: cantigas de roda. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2002. 266 p. Acompanham 3 CD-ROM.

3 AUTORES

REGO, R. G. do; REGO, R. M. do; GAUDÊNCIO JUNIOR, S.  A geometria do origami: atividades de ensino através de dobraduras. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2003. 148 p.

4 AUTORES OU MAIS

CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de software para bibliotecas e arquivos. 2. ed. rev. e ampl.  São Paulo: Polis, 2002. 219 p.

 

AUTORIA DESCONHECIDA

A EVOLUÇÃO da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Brasília, DF: ANA, 2002 .1 mini disco a laser para computador,  3 1/2 pol.,  il. color.

COORDENADORES, COMPILADORES, ORGANIZADORES, COLABORADORES,  E EDITORES (USAR NO SINGULAR)

ALEXANDRE,  Neusa Maria Costa; BRITO, Edineis (Coord.). Procedimentos básicos de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2000. 122 p.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Profissional da informação: formação, perfil e atuação do profissional. São Paulo: Polis, 2000. 156 p.

SCHWARZ, HELMUT J. et al (Ed.). Laser interaction and related plasma phenomena. New York: Plenum, 1971. 5 v. Trabalhos apresentados nos Workshops on Plasma Science, 1969-1991.

 HOLANDA, S. B.; CAMPOS, P. M.; FAUSTO, B. (Comp.). História geral da civilização brasileira. São Paulo: DIFEL, 1985-1986. 3 t. em 11.

 

EVENTOS (CONGRESSO, SEMINÁRIO, SIMPÓSIO...)

SEMINÁRIO DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS: REGIÃO NORDESTE, 1., 2000, Recife. Anais... Brasília: INEP, 2000. 48 p.

 

PERIÓDICO  (FASCÍCULO)

ACTA PREHISTORICA, Buenos Aires: Centro Argentino De Estudios Prehistoricos, 1957- . Irregular. ISSN 0567-803X.

 

ARTIGO PUBLICADO EM JORNAL

MEDEIROS, Delma. Rede pública de saúde adota a acupuntura. Correio Popular, Campinas, 31 jan. 2003. Caderno Cidades, p. 8.

 

VERBETE DE ENCICLOPÉDIA

DIFUSIONISMO. In: NOVA enciclopédia BARSA. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1999. v. 5, p. 170-171.

 

DOCUMENTO LEGISLATIVO - LEIS E DECRETOS

BRASIL. Decreto nº 2.556, de 20 de abril de 1998. Regulamenta o registro previsto no art. 3º da Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 22 abr. 1998, Seção I, p. 2.

 

CD-ROM

RIO 500 anos de Brasil: o Rio de Janeiro no século XVI. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade/Secretaria Municipal de Cultura; Arquivo Geral da Cidade, 1994.  1 CD-ROM. Acompanha livreto.

 

VÍDEO/DVD

ABRIL despedaçado. Direção de: Walter Salles. Produção: Arthur Cohn. Intérpretes: José Dumont; Rodrigo Santoro; Rita Assemany; Luis Carlos Vasconcelos; Othon Bastos. [S.l.] :Video Filmes, 2001., 1 videocassete (105 min.), VHS/NTSC, color.

 

HOME-PAGE INSTITUCIONAL

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ISSN: Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.  Brasília: IBICT/Ministério da Ciência e Tecnologia, maio 2002. Disponível em: <http: //www.ibict.br >. Acesso em 03 fev. 2003.

 

MENSAGENS RECEBIDAS VIA E-MAIL

MARDERO ARELLANO, Miguel Angel. Acervo Ameaçado [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: bib_virtual @ibict.br em 22 Jan. 2003.

 

Diretrizes para coordenação de dossiês

A Revista Áltera publica dois dossiês temáticos por ano, que podem ser propostos por doutores em Antropologia de forma contínua. A diversidade regional e o potencial de internacionalização são critérios de seleção.

Os dossiês são compostos por aproximadamente 10 artigos, conforme as normas da revista, e a  submissão de artigos pode ser feita por convite dos organizadores e/ou por meio do site do periódico. Em ambos os casos, os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas (duplo-cego).

A proposta para dossiê deve ser enviada para o e-mail revistaaltera@gmail.com, contendo:

  • Título do dossiê;
  • Apresentação dos organizadores;
  • Ementa com até 700 palavras, com justificativa sobre a relevância e atualidade do tema, as divergências ou tensões contempladas e as contribuições para a expansão, o aprimoramento e/ou aprofundamento do assunto;
  • Lista de possíveis autores com afiliação institucional, minicurrículo e resumos de 200-250 palavras para cada artigo, caso possível. 

Atenção:

  • Todos os dossiês devem obrigatoriamente conter pelo menos 2 artigos em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Dossier Anthropological Dialogues Brazil-Mexico: CIESAS - PPGA/UFPB

This dossier brings together articles by researchers and students from CIESAS and PPGA/UFPB who participated in dialogues, events, classes, exchanges, research, teaching and extension in an internationalization experience through virtual and face-to-face activities within the framework of a broad technical-scientific agreement signed in 2019 between the two institutions.

 

Espaço Aberto

Política padrão de seção

Interviews

Política padrão de seção

Memória

Publica textos em memória a antropólogos e antropólogas da Universidade Federal da Paraíba que faleceram no período imediatamente anterior à publicação do número. 

Anthropologies of Teaching and Learning

The purpose of this dossier is to bring together works produced in the Brazilian scenario and elsewhere, with the aim of disseminating unprecedented investigations and reflections on the anthropology of teaching and learning. In this sense, what is sought is not to operate in the exclusive register of pedagogies in anthropology, but rather to expand its horizon to question situations in which teaching and learning are the objects of research. What is being taught and learned, and how, will be established by each authorx, highlighting multiple possibilities for interactions, profiles of agents involved, challenges, successes, (re)assessments of agencies, frustrations and dramas, about the goals sought by teachers and students, privileged interlocutors in the research presented here. It is worth mentioning that the articles will deal with pedagogical environments crossed by the radical changes of the Covid-19 pandemic, in aspects still to be known and debugged, in geographical scenarios that present similarities and differences in ritualizations and redefinitions of existential school procedures and the like. Class, gender, sexuality, generation, corporality, time, race, ethnicity, ideological markers will certainly be central beacons in the articles present in the dossier, which will seek to leave epistemological comfort places about perspectives of educational success and failure, projects, hopes, strategies, understandings of what classes are, xs teachers and xs students, in addition to teaching and learning institutions. The dossier will also register ethnographic efforts, but not only, to analyze impacts on the uses and understandings, limits, misunderstandings, of devices, platforms and other resources of communication technologies, increasingly present in educational life, both of teachers and of students, valued as mediators of content and relationships. Such situations have been observed in a more radical way in the distance learning modality, but also influencing face-to-face teaching. Thus, the dossier will include approaches to human and non-human existence, new configurations of existing through social networks, taking multiverses into account or not, which offer different tools for interactional investment.

Dossier Anthropology and/of Education

We propose, in this dossier, a connection between Anthropology and Education. The interface between these two fields presents numerous possibilities, including the development of an Anthropology of Education. The relationship between Anthropology and Education dates back to the discipline's origin, as teaching and learning processes are fundamental to understanding how culture is produced and circulated. Although this relationship has a long history, it does not mean that there are no tensions involved in this process, especially regarding the appropriation of ethnography by educational research. We welcome submissions that develop an anthropological reflection on the educational field from different perspectives, including classic debates such as studies in preschools, schools, and universities, as well as new reflections that involve diagnoses of children and adults, autoethnography, and minority groups.

Dossiê Etnografias na Era da Genômica

Política padrão

Dossiê Antropologia com bebês e suas cuidadoras (8ª edição)

Política padrão de seção

Dossiê Ciganos no Brasil: um exercício de comparação etnográfica (7ª edição)

Política padrão de seção

Semana de Antropologia

Política padrão de seção.

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