Cotidiano, festas e festividades como momentos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v2n7.43789Abstract
As fotos que compõem o ensaio fotográfico fazem parte do acervo de imagens construído em trabalho de campo com ciganos Calon no estado da Paraíba, no nordeste brasileiro, entre os anos de 2013 e 2017. A pesquisa foi desenvolvida com crianças e adultos Calon, em duas comunidades ciganas Calon. A antropóloga Edilma do Nascimento traçou como objetivo de pesquisa conhecer os processos de aprendizagem entre crianças ciganas Calon, e, a partir deste objetivo, apresentamos imagens delas em diferentes perspectivas de relações no processo de aprendizagem. O recurso imagético sobre o cotidiano de vida e de como esta vida vai sendo formada diariamente está substancialmente atrelado aos valores e noções em que os grupos vivem e constroem seus elementos de pertença étnica. Assim, as fotografias surgem como uma forma de capturar o olhar sobre instantes da vida destas crianças, que se concebem num dinâmico processo de (re)conhecimento e pertencimento ao seu grupo.Downloads
Download data is not yet available.
References
LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015.
TASSINARI, Antonella. Múltiplas Infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola - ou A Sociedade contra a Escola. Comunicação apresentada no 33º Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, 2009. Disponível em: <https://www.anpocs.com/index.php/papers-33-encontro/gt-28/gt16-24/1935-antonellatassinari-multiplas/file>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Downloads
Published
2018-12-28
Issue
Section
Visual Essays
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).