Cotidiano, festas e festividades como momentos de aprendizagem

Autores/as

  • Edilma Nascimento Jacinto Monteiro UFPB
  • Renan Jacinto Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v2n7.43789

Resumen

As fotos que compõem o ensaio fotográfico fazem parte do acervo de imagens construído em trabalho de campo com ciganos Calon no estado da Paraíba, no nordeste brasileiro, entre os anos de 2013 e 2017.  A pesquisa foi desenvolvida com crianças e adultos Calon, em duas comunidades ciganas Calon. A antropóloga Edilma do Nascimento traçou como objetivo de pesquisa conhecer os processos de aprendizagem entre crianças ciganas Calon, e, a partir deste objetivo, apresentamos imagens delas em diferentes perspectivas de relações no processo de aprendizagem.  O recurso imagético sobre o cotidiano de vida e de como esta vida vai sendo formada diariamente está substancialmente atrelado aos valores e noções em que os grupos vivem e constroem seus elementos de pertença étnica. Assim, as fotografias surgem como uma forma de capturar o olhar sobre instantes da vida destas crianças, que se concebem num dinâmico processo de (re)conhecimento e pertencimento ao seu grupo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015.

TASSINARI, Antonella. Múltiplas Infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola - ou A Sociedade contra a Escola. Comunicação apresentada no 33º Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, 2009. Disponível em: <https://www.anpocs.com/index.php/papers-33-encontro/gt-28/gt16-24/1935-antonellatassinari-multiplas/file>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Publicado

2018-12-28