Descarregar para lidar com a luz
Notas (auto)etnográficas sobre o reinventar práticas de ensino-aprendizagem à distância
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55859Resumen
Após o anúncio da chegada da covid-19 ao Brasil, em meados de março, as escolas tiveram suas atividades encerradas por tempo indeterminado. Pautados pela obrigação de reinventar nossos hábitos cotidianos, as práticas de ensino e aprendizagem são agora, para nós docentes, solicitadas à distância. Agora parece não ser a vez das práticas com lousa e apagador ou com quadro e giz, aquele momento transitório para a troca de conhecimento em sala de aula. Seriam rituais de luzes diante de cada um de nós? A passagem entre o online e off-line. Portanto, o objetivo é trazer notas (auto)etnográficas a respeito de problemas que envolvem ensino à distância após a medida de distanciamento social. Os relatos emergiram das situações de momentos compartilhados entre colegas professores, um docente do ensino básico de escola privada que dividiu a quarentena com uma docente voluntária de cursinho pré-vestibular.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).