“Morre de corona ou morre de fome”
o risco dual dos trabalhadores ambulantes frente à pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55881Resumen
O isolamento social enquanto medida frente a pandemia da covid-19 foi, e ainda é, fundamental para a prevenção da disseminação do vírus. Todavia a recomendação fundamentada pelo conhecido imperativo “fique em casa”, não contempla a toda a população, muito menos aqueles que dependem do trabalho para sobreviver. Neste sentido, o objetivo dessa escrita tem por finalidade problematizar a exposição dos trabalhadores informais, com recorte para os ambulantes, os quais dependem do trabalho para obter uma renda, e assim viver. Como recurso metodológico, junto a sistematização teórica, foram levadas em consideração as observações realizadas no comércio ambulante do centro da cidade de João Pessoa-PB, além do acompanhamento das notícias pelos meios virtual e televisivo. Sob a égide de um governo neoliberal no qual a responsabilização individual pelos direitos é cada vez mais normatizada, é perceptível a acentuação do contexto de vulnerabilidade que perpassa a vida desses trabalhadores no período pandêmico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).