Seguras em seus lares?
Uma reflexão sobre a violência contra a mulher em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55885Resumen
O fenômeno da violência contra a mulher, no cenário brasileiro, ainda é bastante atual. Neste contexto de pandemia, com a proliferação do coronavírus (SARS-CoV-2), os órgãos de saúde buscam incentivar a permanência das pessoas em suas casas. Por outro lado, percebe-se que houve um aumento no número de casos registrados, porque as pessoas passaram a estar mais frequentemente nos espaços domésticos. Ocorre, então, uma contradição: como seguir as medidas de distanciamento social quando o próprio ambiente doméstico oferece risco de violência? O espaço de proteção se torna, para as mulheres, um lugar de perigo. É nesta problemática que este artigo se insere, diante da qual buscamos fornecer algumas reflexões acerca da situação, pensando também na situação das mulheres negras, lésbicas, bissexuais e trans. Além disso, ponderando em nível de respostas diante do problema, apresentamos algumas estratégias de enfrentamento que vêm surgindo no Brasil tanto no âmbito público como privado.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).