O Programa de Promoção ao Artesanato de Tradição Popular (PROMOART)
imbricamentos entre políticas culturais e sociais na relação com o mercado
Resumen
Neste artigo, reflito sobre o processo estatal de implantação do Programa de Promoção ao Artesanato de Tradição
Cultural (Promoart), desenvolvido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), a fim de compreender a visão de seus gestores sobre os limites e possibilidades do programa. Para tanto, são analisados os relatórios de atividades de três convênios, o relatório de avaliação do programa, os planos de trabalho, as memórias dos seminários de 2011 e 2013, minhas próprias anotações do seminário de 2013, publicações institucionais de divulgação, sítios eletrônicos, além de entrevista com gestoras do CNFCP. Mediando os elementos etnográficos com a antropologia econômica e a antropologia das instituições e das relações e práticas de poder, busco explorar a mútua construção e transformação das ideias de produção, comercialização, modernidade e tradição apreendidas a partir da experiência específica dessa política pública de cultura voltada para o fomento do artesanato de tradição.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).