INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA: o [in]sumo da sociedade contemporânea- a riqueza das organizações

Autores

  • Alexandre da Silva Conceição Universidade Federal da Bahia

Resumo

O capital informacional é uma realidade nas organizações, o intangível tornou-se um ativo importante estratégico nas relações empresariais no que tange aos negócios. Deve-se pensar em informação como um bem a ser comercializado. Desde os primórdios sabe-se que a informação propaga-se em todas as ações da vida, seja ela nas tomadas decisórias ou até mesmo na sobrevivência da espécie humana dando origem ao que chamamos de desenvolvimento. Toda área do conhecimento alimenta-se de informação. Neste trabalho, atento especificamente para as influências e implicações que exerce a informação nos resultados das organizações, deixa claro que a informação deve ser vista como um produto rentável onde o conhecimento passa a ser a senha para o sucesso dentro da estrutura organizacional no âmbito interno e externo de tal forma que acompanhe e insira-se nessa nova economia baseada na era Digital, onde a internet é a mídia e a informação é o insumo, o que entra como matéria prima na economia e na indústria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva Conceição, Universidade Federal da Bahia

Graduando do curso de bacharel em Arquivologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação –ICI/UFBA. Conservador e restaurador documental. E-mail.: alexandre.motivo@hotmail.com

Referências

ABREU, A. F. de. Sistemas de informações gerenciais: uma abordagem orientada aos negócios. Florianópolis: IGTI, 1999.

BARRETO, A. de A. A eficiência técnica e econômica e a viabilidade de produtos e serviços de informação. Rio de Janeiro, 1996. Disponível em: < http://dici.ibict.br/archive/00000176/ >. Acesso em: 30 out. 2011.

BEAL, A. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

COSTA, Sely Maria de Souza. Impactos sociais das tecnologias de informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.19, n.1, p.3-22, jan./jun. 1995.

DE HEER, Atie. Experiences and projects in the international business gateway and the future of

information brokers. Infomediary, v. 4, n. 1, p. 55-56, May 1990.

DIAS, Cláudia. Segurança e auditoria da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2000.

FERREIRA, D. T. Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 42-49, 2003.

FIGUEIREDO, N. M. de. Paradigmas modernos da ciência da informação: em usuários, coleções, referência e informação. São Paulo: Polis; APB, 1999.

FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e ciência da informação. Rio de Janeiro: FGV, 2007, 124p.

GUTIERREZ, G. L. Gestão comunicativa: maximizando criatividade e racionalidade. Rio de janeiro : Qualitymark, 1999.

JARDIM, José Maria. Transparência e opacidade do Estado no Brasil. Niterói: EdUFF,1999.

MATTOS, M. C. As informações que dão suporte ao processo decisório e a influência dos grupos que as processam. 1998. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.

MORESI, E. A. D. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 14-24, jan./abr. 2000. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a2.pdf> acesso em: 30 out. 2011.

_______NBR ISO/IEC 17799 – Tecnologia da Informação. Código de Prática para Gestão da Segurança da Informação. Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. Atlas. São Paulo, 2000.

REZENDE, Yara; MARCHIORI, Patrícia Zeni. Do acervo ao acesso: a perspectiva da biblioteca virtual em empresas. Ciência da Informação, Brasília, v.23, n.3, p.349-352, set./dez. 1994.

ROUSSEAU, J. I.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22> Acesso em: 16 de jan. de 2012.

SÊMOLA, Marcos. Gestão da Segurança da Informação: uma visão executiva. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

STAREC, C. A gestão estratégica da informação na Universidade. Disponível

em: < http://www.cinform.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO07.HTM.>. Acesso em: 20 nov. 2011.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O custo da informação tecnológica. São Paulo: Polis: APB. 1997.

Downloads

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. da S. INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA: o [in]sumo da sociedade contemporânea- a riqueza das organizações. Archeion Online, [S. l.], 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/17140. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão