Discos de vinil como artefato de memória e informação: o processo de organização e disseminação do acervo fonográfico do memorial Denis Bernardes

Autores

  • Eline Isobel Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Danielle Alves Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Paulo Vitor Crispim Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36241

Palavras-chave:

Discos de Vinil. Documento. Memória.

Resumo

Apresenta as atividades desenvolvidas na organização do acervo de discos de Vinil, custodiado pelo Memorial Denis Bernardes, situado no prédio da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. Deste modo, destacamos o processo de digitalização e tratamento das capas do material fonográfico, com o intuito de disseminar as informações, possibilitando o livre uso dos dados para ressignificação da memória e produção do conhecimento. Assim, utilizamos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e visita de campo. Conclui-se que esses documentos carregam informações extremamente valiosas sobre a obra, o artista e evidenciam aspectos subjetivos da expressão cultural da época, e por isso, não podem ser desprezados. 

Biografia do Autor

Eline Isobel Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, com experiência nas áreas de conservação e restauração de papel. 

Estagiária Fundação Joaquim Nabuco, na área de conservação fotografica. Estagiária Memorial Denis Bernardes - Biblioteca Central - Universidade Federal de Pernambuco, na área de conservação e preservação de acervos.

Danielle Alves Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Arquivista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Paraíba. Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Paulo Vitor Crispim, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciencia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Técnico em Segurança do trabalho pelo SENAC

Referências

ARAUJO, Ana Cláudia Gouveia et al. Memorial Denis Bernardes preservação da memória na Universidade Federal de Pernambuco. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. [Anais eletrônico]... . Belo Horizonte: UFMG, 2014. 18 p. Disponível em: <https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads /trabalhos/ 270-1819.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2016.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação e Memória: as relações na pesquisa. Revista História em Reflexão, Dourados, v. 1, n. 2, p. 1-20, jul./dez. 2007.

_____. Cultura material e arqueologia: uma discussão conceitual. In: BARROS, R.; Chaves, H. (Org.). Cultura historiográfica e a Escola dos Annales. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009, v. 01, p. 241-260.

CUCHE, Denys. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Tradução de Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Casa da palavra: 2005.

JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira. Autenticidade e gêneros musicais: valor e distinção como formas de compreensão das culturas auditivas dos universos juvenis. Revista Ponto-e-Vírgula, v. 4, 2008.

LIMA, Lisangela de Aquino. CAPAS DE VINIS: artefato de memória e informação do tropicalismo. 2015. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Arquivologia, Dci, Ufpb, João Pessoa, 2015.

LOPES, L. C. Artefatos de memória e representações nas mídias. Ciberlandia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, n. 7, 2002.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

SOUZA, E. I.; OLIVEIRA, D. A.; CRISPIM, P. V. Discos de vinil como artefato de memória e informação: o processo de organização e disseminação do acervo fonográfico do memorial Denis Bernardes. Archeion Online, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 22–33, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36241. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/36241. Acesso em: 15 maio. 2021.