Produtos e serviços informacionais nos arquivos do Mercosul: análise das páginas web dos arquivos nacionais

Autores

  • Francisco Sávio da Silva UFPB
  • Marcílio Herculano da Costa UFPB
  • Jefferson Fernandes Dantas UFPB
  • Rosilene Agapito da Silva Llarena UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2018v6n1.36825

Palavras-chave:

Produtos, Serviços, Arquivos Nacionais, Mercosul

Resumo

Os Arquivos Nacionais investem em produtos e serviços por meio de páginas web com a intenção de satisfazer as necessidades dos usuários contemporâneos. As páginas web podem tornar-se aliadas em potencial aos arquivos nacionais, uma vez que possibilitam acessos a produtos e serviços especializados de maneira rápida e interativa. Sendo assim, este estudo tem como objetivo realizar análise das páginas web dos Arquivos Nacionais dos países que integram o Mercosul(Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname), emapear os produtos e serviços oferecidos. Buscaverificar as relações entre as páginas web estudadas e analisar a arquitetura e distribuição das informações por meio do diagnóstico dos tipos de conteúdo, informações disponíveis e facilidade de uso. A abordagem da pesquisa é do tipo: a) exploratória e bibliográfica, pois permite familiarização com o assunto estudado por meio de pesquisas bibliográficas; b) descritiva porque mapeia e relata as características das páginas web e dos produtos e serviços oferecidos; c) análise de conteúdo uma vez que procura analisar os conteúdos pertinentes aos produtos e serviços oferecidos pelasreferidas páginas. Os resultados destacam que a utilização dos sites pesquisados pode promover a integração entre as atividades oferecidas naweb e os espaços físicospor meio de produtos e serviços que tendem abarcar um mercado promissor, sofisticado e técnico. Entende-se que a disponibilização desses produtos e serviços informacionais fortalece a cultura informacional na web, trazendo aspectos de visibilidade, reconhecimento e utilidade aos processos arquivísticos. Verifica-se que estudos desta natureza contribuem para a área da Arquivologia no âmbito da disseminação e difusão da informação, assim como para melhoramento e evolução da oferta de produtos e serviços inovadores na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Sávio da Silva, UFPB

Graduando em Arquivologia pela Univerisade Federal da Paraiba (UFPB)

Marcílio Herculano da Costa, UFPB

Graduando em Arquivologia pela Univerisade Federal da Paraiba (UFPB)

Jefferson Fernandes Dantas, UFPB

Bacahrel em Arquivologia pela Univerisade Federal da Paraíba (UFPB).

Rosilene Agapito da Silva Llarena, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referências

AMARAL, Sueli Angélica do. Gestão da oferta de produtos e serviços das unidades de informação de Brasília no ambiente tradicional e no ciberespaço. In.:Anais... V ENANCIB. Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil, 2003.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BORGES, Mônica Erichsen Nassif; CARVALHO, Natália Guiné de Mello. Produtos e serviços de informação para negócios: características. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 76-81, jan./abr.,1998.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.

KOTLER, Phillip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5. 2d. São Paulo: Atlas, 2002.

GOBE, Antonio Carlos; PEREZ, Maria Clotilde; Moreira, Julio Cesar Tavares.Gerência de Produtos. São Paulo: Saraiva. 2004.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996.

LLARENA, R. A. S.; DUARTE, E. N.; ESTEBAN NAVARRO, M. Á. Páginas web aliadas à gestão do conhecimento: entre programas de políticas públicas de juventude.In.:Anais... XVI ENANCIB – João Pessoa – PB – Brasil. 2015.

MCGEE, James V. Gerenciamento estratégico da informação: Aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como a ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus. 1994.

MORAES, Thais Cristiane Campos de; BARAQUET, Vera S. M. Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais baseados na internet. Anais do XIII Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas - 21 e 22 de out. 2008.

OLAVE, M. E. L.; AMATO NETO, J. Redes de Cooperação Produtiva: Redes de uma Estratégia de Competitividade e Sobrevivência para Pequenas e Médias Empresas. Gestão & Produção. v.8, n.3, p.289-303, dez. 2001.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A inventiva brasileira na virada do século XIX para o XX: coleção privilégios industriais do Arquivo Nacional. Fontes, Manguinhos, v. 3.p. 319-332, jul./out. 1996.

RAMALHO, R. A. S. Web Semântica: aspectos interdisciplinares da gestão de recursos informacionais no âmbito da Ciência da Informação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Marília.

REIS, Luís. O arquivo e arquivística evolução histórica. Biblos: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología, Lima, ano. 7, n. 24, abr./jun., 2006

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV. 2002

ROSSI, Tatiana; COSTA, Marília Daminai; PINTO, Adilson Luiz. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços em informação em bibliotecas universitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 111-123, jan./jun. 2014.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol.Os fundamentos da disciplina arquivística.Lisboa: Dom Quixote. 1998.

SCHREIBER, G. et al. Knowledge engenineering and management: the CommonKADS methodology. Cambridge/Massachussets, United States: MIT Press. (2002).

SEMENIK, R. J.; BAMOSSY, G. J. Princípios do marketing:umaperspectiva global. São Paulo: Makron Books.1995.

VITAL, Luciane Paula; Floriani, VIVIANMengarda.Metodologia para planejamento estratégico e gestão de serviços em unidades de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.6 n. 2 p. 24-44, jan./jun, 2009.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

SILVA, F. S. da; COSTA, M. H. da; DANTAS, J. F.; LLARENA, R. A. da S. Produtos e serviços informacionais nos arquivos do Mercosul: análise das páginas web dos arquivos nacionais. Archeion Online, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23–47, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2018v6n1.36825. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/36825. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)