VISITAS VIRTUAIS A INSITUIÇÕES QUE PROMOVEM A GUARDA DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS PERMANENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: relato de experiência

Autores

  • Cleice Menezes Universidade de Brasília (UnB)
  • Georgete Rodrigues Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Visita virtual, Arquivo Permanente, Ensino remoto

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo descrever as visitas remotas realizadas em novembro de 2020, no âmbito da COVID-19, por turma de graduação em arquivologia a instituições arquivísticas que promovem a guarda permanente de documentos arquivísticos. As instituições visitadas foram do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, instituição de ensino superior, com parceria público privada, de guarda de documentos pessoais, instituição privada e, por fim, instituição arquivística estadual. As visitas remotas possibilitaram uma maior integração entre os representantes das instituições e os alunos, de maneira que o corpo discente teve acesso a diferentes realidades arquivísticas; o ponto negativo é que elas foram planejadas para ocorrerem no tempo de uma hora e meia e todas ultrapassaram o horário estipulado. Este trabalho pode contribuir para que estudantes, pesquisadores, arquivistas possam ter o conhecimento da atuação da Universidade, dos corpos docente e discente e das instituições de guarda de documentos frente ao trabalho remoto imposto no decorrer na pandemia do novo coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

08-11-2021

Como Citar

MENEZES, C.; RODRIGUES, G. . VISITAS VIRTUAIS A INSITUIÇÕES QUE PROMOVEM A GUARDA DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS PERMANENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: relato de experiência. Archeion Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/58225. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência