SESA ON-LINE

uma leitura sobre a representação documental no contexto da arquivologia

Autores

  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Wiliana de Araújo Borges Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n1.59399

Palavras-chave:

Palestra, Representação documental, Classificação

Resumo

A palestra “Representação documental no contexto da arquivologia” apresentada por Barros (2020) pelo projeto SESA-ON-LINE abordou os processos de representação que fazem parte do cotidiano dos arquivos, bibliotecas e museus.  No primeiro momento, buscou-se através do universo dos arquivos apropriar-se das discussões relacionadas à representação e à organização da informação e do conhecimento; em seguida, discutiu-se  a respeito do percurso do conceito de representação sob dois eixos: no contexto da organização depois no contexto da arquivologia, com a intenção de sistematizar as várias facetas do conceito de representação e aproximar dos processos arquivísticos, visando um aprimoramento dos processos classificatórios e descritivos em Arquivologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Referências

BARROS, Thiago Henrique Bragato. Representação documental no contexto da arquivologia. In: Projeto SESA ON-LINE. 2020. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=io1PspioCCE&list=PLxN9uB8ODjKmszvX0wANWVEQ0Zx6X8HYw&index=18 > Acesso em 27 de Abril de 2021.

BARROS, T. H. B. A representação documental no contexto da arquivologia: perpectivas recentes. Revista Informação, Londrina, v. 25, n. 03, p. 266-287, jul/Set. 2020.

BARROS, T. H. B.; MORAES, J. B. E. de. Da classificação biológica à classificação digital: perspectivas de renovação em classificação arquivística. Revista Ágora, Florianópolis, v. 23, n. 46, p. 58-84, jun. 2013.

NESMITH, T. The Concept of Societal Provenance and Records of NineteenthCentury Aboriginal–European Relations in Western Canada: Implications for Archival Theory and Practic. Archival Science, v. 6, p.351-360, 2006.

YAKEL, E. Archival representation. Archival Science, n.3, p.1-25, 2003.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

CORREIA DOS SANTOS, E. .; DE ARAÚJO BORGES, W. SESA ON-LINE: uma leitura sobre a representação documental no contexto da arquivologia. Archeion Online, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 110–114, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n1.59399. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/59399. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)