Emergência e crescimento inicial de plântulas de repolho cv. Chato de Quintal sob estresse salino

Autores

  • Fernanda Andrade de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Vanies da Silva Sá Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Emanoela Pereira de Paiva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Erbia Bressia Gonçalves Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Kaline do Nascimento Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayane Amaral de Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Romulo Carantino Lucena Moreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lauter Silva Souto Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.25066/agrotec.v36i1.24682

Resumo

Objetivou-se avaliar a emergência e o crescimento inicial de plântulas de repolho cv. Chato de Quintal sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. O experimento foi desenvolvido em ambiente protegido (casa de vegetação) do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, localizado no município de Pombal, Paraíba, PB. O estudo foi arranjado em um delineamento experimental inteiramente casualizado, avaliando-se cinco níveis de salinidade da água de irrigação (0,6; 1,2; 1,8, 2,4 e 3,0 dS m-1) com quatro repetições e dez plantas por repetição. As plântulas foram conduzidas por 30 dias após a semeadura período no qual avaliou-se as variáveis: velocidade e percentagem de emergência, altura, diâmetro do caule, número de folhas, massa seca da parte aérea e raízes e a relação raiz/parte aérea. O aumento da salinidade da água de irrigação afeta a emergência, o crescimento inicial e o acúmulo de massa seca das plântulas de repolho cv. Chato de Quintal. A irrigação com água de até 1,8 dS m-1 é viável para irrigação do repolho cv. Chato de Quintal, porém com breves reduções em seu crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Andrade de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande

Francisco Vanies da Silva Sá, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheiro Agrônomo, Mestrado em Manejo de Solo e Água da Universidade Federal de Semi-Árido. Membro do Conselho Editorial das revistas Agropecuária Científica do Semi-Árido e da Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Atua em pesquisa na área de Manejo e Conservação de Solo e Água ( Salinidade, Irrigação, Adubação e manejo de Corretivos) e suas atribuições nos aspectos Fitotécnicos (Emergência e crescimento inicial, Morfofisiologia, Comportamento hormonal, Nutrição e produtividade) de plantas cultivadas e nativas da Caatinga.

Emanoela Pereira de Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2011). Mestrado em Agronomia na área de Horticultura Tropical pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutorado em andamento em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atua em pesquisa na área de propagação de plantas, com ênfase em tecnologia de sementes, produção de mudas e fisiologia do estresse hídrico e salino.

Erbia Bressia Gonçalves Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande

Maria Kaline do Nascimento Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande

Rayane Amaral de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande

Romulo Carantino Lucena Moreira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande

Lauter Silva Souto, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2001), mestrado e doutorado em Agronomia (Agricultura/Ciência do Solo) pela Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP (2007). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de manejo, fertilidade do solo e adubação, nutrição mineral de plantas e resíduos urbanos.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

Oliveira, F. A. de, Sá, F. V. da S., Paiva, E. P. de, Araújo, E. B. G., Silva, M. K. do N., Andrade, R. A. de, Moreira, R. C. L., & Souto, L. S. (2015). Emergência e crescimento inicial de plântulas de repolho cv. Chato de Quintal sob estresse salino. Agropecuária Técnica, 36(1), 273–279. https://doi.org/10.25066/agrotec.v36i1.24682

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)