Mediação assistida por animais

um estímulo ao gosto pela leitura

Autores

  • Mariza Inês da Silva Pinheiro
  • Raquel Goulart dos Santos Furg

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n1.61850

Resumo

A mediação de leitura exercida através da utilização de animais para ajudar crianças a desenvolver uma maior disposição à leitura oferecida em bibliotecas, escolas, creches, hospitais, abrigos de animais, fazendas, santuários, entre outros, pode ser uma realidade. Esta pesquisa teve por objetivo analisar na literatura científica a existência e/ou prática de incentivo a leitura com animais realizados pelo profissional bibliotecário. As fontes de informações pesquisadas foram: Portal de Periódicos Capes, Brapci, BDTD, Google Acadêmico, Google, jornais e blogs. Apresenta várias experiências nacionais e internacionais de leitura assistida por animais. Os principais autores estudados foram Gee (2012, 2017) e Calado (2016). Assim, constatou-se através da literatura que a mediação feita com animais para auxiliar a leitura é benéfica e praticável para as crianças. Entretanto, nas bases de dados pesquisadas foi pouco disseminada através da literatura científica na área da Biblioteconomia internacional. Em relação à nacional os resultados foram nulos, apenas notícias em jornais e blogs sobre casos relatados de práticas da Mediação Assistida por Animais - MAA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Inês da Silva Pinheiro

Graduada em Biblioteconomia. Especialista em Gerenciamente em sistema da informãção. Mestre em Eng. da Produção. Depto de Educação. Professora no curso de Biblioteconomia

Downloads

Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO