Mediação assistida por animais

um estímulo ao gosto pela leitura

Autores/as

  • Mariza Inês da Silva Pinheiro
  • Raquel Goulart dos Santos Furg

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n1.61850

Resumen

A mediação de leitura exercida através da utilização de animais para ajudar crianças a desenvolver uma maior disposição à leitura oferecida em bibliotecas, escolas, creches, hospitais, abrigos de animais, fazendas, santuários, entre outros, pode ser uma realidade. Esta pesquisa teve por objetivo analisar na literatura científica a existência e/ou prática de incentivo a leitura com animais realizados pelo profissional bibliotecário. As fontes de informações pesquisadas foram: Portal de Periódicos Capes, Brapci, BDTD, Google Acadêmico, Google, jornais e blogs. Apresenta várias experiências nacionais e internacionais de leitura assistida por animais. Os principais autores estudados foram Gee (2012, 2017) e Calado (2016). Assim, constatou-se através da literatura que a mediação feita com animais para auxiliar a leitura é benéfica e praticável para as crianças. Entretanto, nas bases de dados pesquisadas foi pouco disseminada através da literatura científica na área da Biblioteconomia internacional. Em relação à nacional os resultados foram nulos, apenas notícias em jornais e blogs sobre casos relatados de práticas da Mediação Assistida por Animais - MAA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariza Inês da Silva Pinheiro

Graduada em Biblioteconomia. Especialista em Gerenciamente em sistema da informãção. Mestre em Eng. da Produção. Depto de Educação. Professora no curso de Biblioteconomia

Publicado

2022-07-27

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO