Análise do comportamento informacional de estudantes do ensino médio a partir da verificação da habilidade de diferenciação entre fato e opinião
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n2.61744Resumen
O relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico de 2021 trouxe, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que os jovens não sabem diferenciar fato de opinião. Esta constatação é preocupante porque vai no caminho contrário de um dos princípios da sociedade da informação, que é o desenvolvimento de competências informacionais a partir das atividades de letramento informacional, inclusive nas bibliotecas escolares. O objetivo geral deste estudo foi descrever o padrão de comportamento informacional dos estudantes da educação básica de um colégio particular do Distrito Federal, com base no seu relacionamento com a informação, para a distinção entre fato e opinião. A abordagem metodológica mista é do tipo descritivo. A pesquisa foi realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio, com adoção do questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram que o público investigado sabe diferenciar fato de opinião. Entretanto, desconsideram o serviço da biblioteca para apoio no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, no desenvolvimento de habilidades informacionais.