Panorama das modalidades de acesso em RIs

aplicação nas UFes do Brasil

Autores/as

  • Elaine Cristina Freitas Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-1007-5693
  • Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda Universidade Federall de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n4.65619

Resumen

O acesso aberto à informação, norteado em duas estratégias: a Via Dourada (Golden Road) e a Via Verde (Green Road), instituiu um novo paradigma na comunicação científica, até então dominada por editores científicos comerciais.  A abertura do acesso à informação científica possibilitou, quase que imediato, que os resultados de pesquisas acadêmicas contidas nos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e teses que agora estão armazenados nos Repositórios Institucionais das Universidades, fossem acessados pela comunidade científica em geral. O objetivo da pesquisa é apresentar um panorama das modalidades de acesso aplicadas nos documentos submetidos nos Repositórios institucionais das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos, a pesquisa é classificada  como descritiva e utilizou a técnica pesquisa documental. O universo da pesquisa é composto pelas 22 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil, que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 002/2009 e ainda que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os dados foram coletados por meio da análise das homepages das bibliotecas centrais, sítios dos repositórios, documentos oficiais das Universidades (portarias, manuais, termo de autorização de depósito). Os resultados indicam que as modalidades de acesso aos documentos depositados nos repositórios dessas instituições variam quanto à temporalidade, a proporção do texto que pode ser embargado e os tipos de licenças públicas aplicadas.  

 

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Biografía del autor/a

Elaine Cristina Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Ciência da Informação - PPGCI-UFPE

Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda, Universidade Federall de Pernambuco

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Professora do PPGCI-UFPE

 

 

Publicado

2023-04-25

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA