A formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais brasileiras

o multiculturalismo em pauta

Autores

  • Claudio Moises da Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Patricia Vargas Alencar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3670-0909

Resumo

Este artigo parte da hipótese de que, da mesma forma que nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil há um silenciamento na pauta das universidades federais quanto ao tema do Multiculturalismo na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), as demais regiões podem apresentar a mesma tendência. A questão que norteia esta pesquisa é até que ponto a temática do Multiculturalismo faz parte da formação inicial e continuada nos cursos de formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais brasileiras nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte? Trata-se de uma investigação qualitativa e quantitativa que considera o referencial teórico do Multiculturalismo. Objetiva analisar projetos pedagógicos e matrizes curriculares da graduação e da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na área da BCI com vistas a apresentar um panorama de como a abordagem do Multiculturalismo se manifesta na formação inicial e continuada. Confirma a pouca incidência do tema no contexto de formação da BCI e acena para a desejável discussão do tema nas universidades em atendimento às exigências de uma formação do profissional da informação que favoreça o cumprimento dos objetivos da agenda 2030 (ONU, 2015). Esta pesquisa se soma aos trabalhos que já discutiram a relevância da temática e contribui para o debate e discussões do Multiculturalismo na área.

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Biografia do Autor

Patricia Vargas Alencar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada III do Departamento de Processos Técnico-Documentais (DPTD) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO. Atua como Chefe Substituta do DPTD desde maio de 2022. Graduada em Letras - Português/Literaturas (UFRJ), Mestre em Linguística (UFRJ) e Doutora em Linguística (UFRJ), com Pós-Doutoramento em Ciência da Informação - PPGCI IBICT UFRJ, durante o ano de 2020, sob o fomento da bolsa PNPD CAPES no primeiro semestre.  Ministra disciplinas na Escola de Biblioteconomia relacionadas à área de Linguística e Língua Portuguesa. Investiga parâmetros de atuação do bibliotecário de referência na sociedade multicultural. Desenvolve pesquisa sobre a mediação da leitura literária como objeto epistemológico da Ciência da Informação a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa. Atua como 2º Líder do Grupo de Pesquisa: "Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática".

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Publicado

2024-07-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA