MULHERES NEGRAS, PERFORMANCE NEGRA E REINVENÇÕES: reflexões sobre a performance negra e as mulheres negras como artistas e intelectuais
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n26.57501.p55-70Palabras clave:
Mulheres Negras, Pilhagem Epistêmica, Autoria, Performance NegraResumen
Este artículo se enfoca en el concepto de performance y performance negra, a través de dos estudios de performance y estudiantes de performance negra y observa o obra de artistas negros contemporáneos, quienes tienen en sus creaciones formas de autodeterminación e históricamente han puesto en crisis estereotipos e imágenes. La autora también reflexiona sobre cómo las mujeres negras, por haber interceptado los espacios de arte y cómo se componían de territorios de poder, son protagonistas en la construcción de bases culturales fundamentales para Brasil. El artículo realiza una breve cartografía de artistas negros, partiendo de puntos de intersección entre sus obras y los enfrentamientos comunes de los creadores, ya que cada uno utiliza diferentes recursos para afrontar su crítica a través de la performance.
Descargas
Métricas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Monica Pereira de Santana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).