MULHERES NEGRAS, PERFORMANCE NEGRA E REINVENÇÕES: reflexões sobre a performance negra e as mulheres negras como artistas e intelectuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n26.57501.p55-70

Palavras-chave:

Mulheres Negras, Pilhagem Epistêmica, Autoria, Performance Negra

Resumo

Este artigo discute o quanto as produções artísticas e de conhecimento de mulheres negras foram pilhadas historicamente, e quanto ainda hoje, essas criações não cabem nos contornos das noções tradicionais de autoria. O artigo revisita as discussões sobre autoria, como também um espaço de apagamento histórico. A pesquisa também retoma o conceito de performance negra, quanto um espaço de produção de sentido, bem como espaço de produção de si e de existência. De afetar os discursos em torno dos corpos de pessoas negras e se posicionar.

     

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Biografia do Autor

Monica Pereira de Santana, PPGAC/Universidade Federal da Bahia

Artista do corpo e da palavra. É assim como Mônica Santana se define artisticamente, numa trajetória profissional multidisciplinar. É doutoranda e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia/Brasi. É bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma universidade, onde também cursou Especialização em Jornalismo e Direitos Humanos. Sua atual pesquisa constrói uma cartografia de criadoras negras contemporâneas que tem na produção da cena, espaço de produção de existências. ID Lattes: 4153826741380831.
 

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Publicado

2021-06-12

Edição

Seção

DOSSIÊ POÉTICAS POLÍTICAS AFRODIASPÓRICAS: abordagens interdisciplinares