Gummo:
a filosofia nietzscheana como instrumento de crítica social no cinema
Palavras-chave:
Gummo, Nietzsche, Filosofia, CinemaResumo
Este artigo pretende evidenciar uma crítica à sociedade ocidental do final do século XX por meiodo filme Gummo, de Korine. Para tanto, utilizam-se conceitos de Nietzschecom a finalidade de aproximar os enunciados do filme da crítica moral empreendida pelo filósofo ao modo de vida do homem ocidental. Por meio daAnálise do Discurso pretende-seexplicitar a construção discursiva dotexto audiovisual e os efeitos de sentido provenientes dessa construção. Acrítica destacada neste artigo: a falta de vontade de potência, o último homem e o ressentimentopresentes no contexto (pós-modernidade) no qual o filme está inserido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).