A mimese mediada como estratégia de midiatização da psicanálise no programa Terra Dois da TV Cultura-SP

Autores

  • Hebe Rios do Carmo PUC Campinas
  • Carlos Alberto Zanotti PUC Csmpinas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.43648

Palavras-chave:

Mimese mediada, Narrativas, Sociedade midiatizada, Terra Dois

Resumo

Este trabalho pretende demonstrar a estratégia de midiatização da psicanálise desenvolvida no programa Terra Dois da TV Cultura - SP a partir da convergência entre gêneros televisivos, identificada com o conceito de mimese mediada. Foi aplicado o método de análise pragmática da narrativa, baseado em estudos sobre comunicação narrativa realizados por Motta (2013) e França (2004). Vozes narrativas dos campos da mediação e da representação compõem o formato criado para midiatizar a psicanálise na emissora voltada para programas de cunhos educativo, cultural e científico. Conclui-se que a mimese mediada apresenta características diferentes em cada um dos três blocos de Sinfonia sem fim, primeiro episódio da primeira temporada do seriado. O modelo inaugural do formato de Terra Dois fomenta ainda a perspectiva de diversificação de formatos em televisão para a veiculação de programas de cunhos científico, educativo e cultural.

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Biografia do Autor

Hebe Rios do Carmo, PUC Campinas

Jornalista e mestranda na pós graduação em linguagens, mídia e arte, Puc Campinas.

Carlos Alberto Zanotti, PUC Csmpinas

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC- Campinas. Líder do grupo de pesquisa Sociedade Mediatizada: Processos, Tecnologias e Linguagem.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

DO CARMO, H. R.; ZANOTTI, C. A. A mimese mediada como estratégia de midiatização da psicanálise no programa Terra Dois da TV Cultura-SP. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 50–66, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.43648. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/43648. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos