Drag Gamer:
Samira Close, cibercultura e cultura dos fãs
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55672Palavras-chave:
Samira Close, Cultura gamer, Cultura dos fãsResumo
Este artigo aborda a aparição da drag Samira Close na plataforma Facebook Gaming. Samira Close é o nome da figura performada por Wenner Pereira, que joga games assumindo-se como drag. O objetivo do artigo é indicar as diferentes formas de interação entre ela e seus fãs, em suas transmissões ao vivo, focando especificamente nos modos como seu corpo aparece nas telas. Na comunicação produzida nas comunidades de fãs ocorre a formação de laços e o compartilhamento de interesses. Para o artigo, os conceitos empregados foram cibercultura, cultura gamer e cultura dos fãs. Na comunidade de fãs dessa jogadora em particular há características de proximidade e conexão dos indivíduos por meio dos interesses fortemente vinculados à estética da drag gamer Samira Close.
Downloads
Referências
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (SP). Game Brasil, 2019. Disponível em: https://www.pesquisagamebrasil.com.br/. Acesso em 19 de Março de 2020
GOULART, Lucas; NARDI, Henrique. Gamergate: cultura dos jogos digitais e a identidade gamer masculina. Mídia e Cotidiano, Niterói, vol. 11, n. 3, pp. 250-268. 2017. DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9855. Acesso em 27 de maio de 2020.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34,1999.
MARTINO, Luiz Mauro de Sá. Teorias de Mídias Digitais: Linguagens, ambientes e redes. 2º Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).