Representação estética do conflito Israel-Palestina no The Walled Off Hotel, de Banksy

Autores

  • Herom Vargas Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP
  • Amanda Zanco Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58657

Palavras-chave:

The Walled Off Hotel; Banksy; Arte; Memória

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar como um hotel temático, inaugurado pelo artista britânico Banksy em 2017, no centenário da Declaração de Balfour, articula memória, arte ativista e experiência estética para criação de vínculos, geração de sentidos e partilha de significados sobre o conflito Israel-Palestina. A Semiótica da Cultura e noções sobre ambientes comunicacionais são os referenciais utilizados para compreender o funcionamento do Mecanismo Semiótico do hotel e os processos comunicacionais nele estabelecidos por meio da linguagem artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP.

Amanda Zanco, Universidade Metodista de São Paulo

Mestra em Comunicação - Universidade Metodista de São Paulo.

Referências

BAITELLO JR., N. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
DEWEY, J. El arte como experiencia. México: Fondo de Cultura Económica, 1949.
GUMBRECHT, H. U. Pequenas crises – experiência estética nos mundos cotidianos. In: GUIMARÃES, C.; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C. (org). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 50-63.
LOTMAN, I. M. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
LOTMAN, I. M. The universe of the mind: a semiotic theory of culture. London/New York: Tauris, 1990.
LOTMAN, I. M. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Madrid: Ediciones Cátedra, 1998.
LOTMAN, I; USPENSKII, B. A. Sobre o mecanismo semiótico da cultura. In: LOTMAN, I. et al. Ensaios de semiótica soviética. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, p. 37-65.
MENEZES, J. E. O. Cultura do ouvir e ecologia da comunicação. São Paulo: UNI, 2016.
MESQUITA, A. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva. São Paulo: Annablume/ Fapesp, 2011.
PAPPE, I. The ethnic cleansing of Palestine. Reino Unido: ONEWorld Publications, 2007.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, 1993.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

VARGAS, H.; ZANCO, A. Representação estética do conflito Israel-Palestina no The Walled Off Hotel, de Banksy. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 14, p. 22, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58657. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/58657. Acesso em: 19 nov. 2024.