HARLEY FUCKING QUINN:

representatividade e diversidade feminina em Birds of Prey (2020)

Autores

Palavras-chave:

Birds of Prey, Representatividade, Cinema, Histórias em Quadrinhos, Harley Quinn

Resumo

O presente trabalho busca identificar questões referentes à representatividade e protagonismo feminino em Birds of Prey (2020). Por meio de uma análise de aspectos narrativos e imagéticos, e dados referentes à produção, buscaremos desvelar elementos relativos à sua representatividade e relevância enquanto produção fílmica de histórias em quadrinhos. Sendo um importante marco no processo de aumento de visibilidade de protagonistas femininas na atual tendência blockbuster, a produção é constituída de forma bem direcionada na questão de gênero. Grande parte da equipe criativa é composta por mulheres, o que permite uma maior demonstração de uma riqueza de detalhes da personagem, através de uma ótica mais específica. Desse modo, o filme apresenta críticas aos clichês e padrões de uma cultura patriarcal, afirmando seu aspecto identitário e plural.

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Biografia do Autor

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Coordenador do grupo de pesquisa "POPMID: Reflexões sobre Gêneros² e Tendências em Produções Midiáticas". Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ).

Ellen Alves Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda do programa de pós-graduação da UERJ. Membro do grupo de pesquisa "POPMID: Reflexões sobre Gêneros e Tendências em Produções Midiáticas" coordenado pelo Prof. Dr. Yuri Garcia. 

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

GARCIA, Y.; ALVES LIMA, E. HARLEY FUCKING QUINN:: representatividade e diversidade feminina em Birds of Prey (2020). Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 20, p. 81–97, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/67460. Acesso em: 19 nov. 2024.